Ás suas marcas
ASSINADO LIVRE
BANDEIROLA
Editorial
Equipe CAT Maré
ESPELHO D'AGUA
Habilidades
PERFIL
PLACAR ELETRÔNICO
REVEZAMENTO
TRAMPOLIM
SOBRE A EMPRESA
ARQUIBANCADA
 

Atividades

REVEZAMENTO

Revezando nosso espaço com atividades afins, apresentamos um texto sobre a Psicomotricidade Aquática.

Psicomotricidade Aquática

A Psicomotricidade segundo a Sociedade Brasileira (SBP – 2000) a define como: “uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo”.

             A Psicomotricidade Aquática é uma das formas de estimular as potencialidades utilizando a água como meio, trabalhando a relação do indivíduo com o espaço, com o objeto, com o outro e consigo mesmo.

Baseia-se na criatividade e espontaneidade, e ambas devem surgir naturalmente sem serem comandadas.

Para as crianças, esse método é eficaz e trás resultados surpreendentes porque se preocupa com o indivíduo como um todo e respeita a sua capacidade maturacional. Através de atividades e movimentos desperta o corpo e a afetividade, gerando assim, uma ambientação no meio líquido.

As atividades proporcionam muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças.

Existem dois conceitos psicomotores que sempre estarão presentes nas aulas:

  • Conceito Funcional faz parte do vivido, onde a ação é possível de ser percebida como o tônus, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estruturação espaço-temporal, coordenação motora ampla/fina entre outros;
  • Conceito Relacional faz parte do sentido, onde a ação é recebida como comunicação, expressão, afetividade, limites, agressividade entre outros.

Já foi comprovado que crianças ao receberem pouco ou nenhuma estimulação afetiva /motora, apresentam uma defasagem significativa em seu desenvolvimento global. Os bebês trabalhados desde cedo com a psicomotricidade aquática apresentam uma porcentagem elevada de encorajamento e curiosidade.

Despertar o corpo nas mais diversas experiências, trás mais confiança e sensibilidade para esses pequenos. Mesmo com pouca idade já construíram e armazenaram muitas vivências corporais, com isso, estão abrindo espaço para a conquista da autonomia e identidade.

            Ao procurar uma academia para o seu filho, verifique sempre o método das aulas e converse antes com o professor responsável. Não perca tempo, pois essa fase passa muito rápido!


Fonte:
Flávia Gazolli Ferreira – Cref 20746-G/SP.

Professora de Educação Física e Psicomotricista Aquática.

 

 

     

Rua Bancário Paulino de Oliveira, Nº 583, Centro.
( Abaixo do Banco do Brasil)
Barbacena, MG

contato@catmare.com.br

-